domingo, 30 de maio de 2010

Oficina de Jornalismo Ambiental

Nesse último sábado 29 eu estive na Oficina de Jornalismo Ambiental realizada pelo Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, em parceria com a Braskem e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. A Oficina teve como tema central a Sustentabilidade e fez parte dos acontecimentos da Semana do Meio Ambiente, cujo outro evento realizado no mesmo dia foi a entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental.

A oficina foi realizada no Cinturão Verde da Brasken, uma pequena área de reserva de Mata Atlântica, que fica no Pontal da Barra aqui em Maceió. Fazia tempo que eu não pisava por lá, mas o lugar não mudou muito, o que não muda o fato de ter sido uma manhã bem agradável. Enquanto esperava a oficina começar no auditório, tirei algumas fotos dos bichos que passeavam ali por perto.
As emas ficam sempre por perto do auditório, e são umas das primeiras a recepcionar os visitantes de lá. Elas são tranquilas mas não me deixaram chegar muito perto. Com o calor que tava fazendo de manhã, elas ficavam bebendo a água que tinha vazado da mangueira que abastecia o tanque dos jacarés e formado uma poça no chão. Aquele viveiro ali atrás é onde elas dormem (eu acho).

Apesar de não fazerem parte da fauna brasileira (eles são indianos) o Ibama abriu uma exceção para os pavões no Cinturão Verde. Eu não imagino bem o porquê de haverem pavões lá, só sei que eles parecem ter de adaptado bem, e os machos dão uns gritos medonhos pra marcar território.

Ahem, voltando á Oficina, ela teve início por volta das 10h com duas palestras bem interessantes: a primeira foi do Fabrício Ângelo, que é Mestre em Ciência Ambiental pela UFF e passou um histórico breve mas muito interessante do Jornalismo Científico e Ambiental, além de algumas dicas para quem pretende atuar na área. A outra foi do Reinaldo Canto (que estou seguindo aqui no blog), que entre outras coisas já foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e trabalhou no Instituo Akatu. Ele falou sobre a Sustentabilidade e sua abordagem na mídia, usando como exemplo suas próprias experiências na área, além de acrescentar mais pontos importantes para a atuação de um Jornalista Ambiental.

Durante o coffee break (yahhr, comida xD) aproveitei para explorar um pouco mais o local e tirar umas fotos dos macacos (que como estavam dentro de um viveiro e não paravam quietos não saiu nenhuma foto decente) e do tanque dos jacarés de papo amarelo:

Além desse casal muito simpático, que ficou o tempo todo de boa na lagoa, tinha pelo menos uns quatro filhotes no tanque, sempre vigiados de esguelha pela mãe (a jacaré de cima).

Na segunda parte do evento, tivemos mais duas palestras: começando pelo Emanuel Mendonça, Presidente da ABES Bahia e Superintendente da empresa Renova Energia, que trabalha com energias renováveis: a energia eólica e as PCHs, uma espécie de usina hidrelétrica em escala bem menor e impacto ambiental reduzido que foi o tema da apresentação. Finalmente, a última palestra foi do Romildo Guerrante, Jornalista há 40 anos que falou sobre suas experiências na profissão, inclusive contando alguns casos bem interessantes da época da ditadura.

Terminadas as palestras, conversamos com o Mário Calheiros, que realiza um trabalho bem legal por lá com hidroponia, uma técnica de agricultura que permite um gasto de água bem reduzido, usando gotejamento no lugar da irrigação tradicional. Ele também falou sobre seu trabalho com apicultura e com o própolis vermelho, um produto exclusivo aqui da região.

A ema passeando em frente a onde é realizada a hidroponia...

...e uma amostra da variedade de plantas cultivadas com a técnica.

No final, ainda fizemos um pequeno passeio pela trilha mais curta da área do Cinturão, em meio á vegetação nativa e animais como cutias e saguis. O Sr.Mário, que guiou o pessoal da Oficina, falou que a trilha mais longa está temporariamente inutilizada por ser a época de reprodução de muitas das aves do local. Inclusive, ficamos sabendo que diversas aves não nativas da área da reserva, incluindo aves urbanas como urubus, estão usando a área para fazerem seus ninhos! Outra coisa curiosa que descobri é que o Cinturão não era ao ser criado uma área de Mata Atlântica que foi preservada, e sim uma área de favelas que foi desocupada e reflorestada. Isso aconteceu há 20 anos e hoje a Braskem estima que receba 15.000 visitas anuais.

No início da trilha, uma árvore foi plantada pelo Sr.Mário, que explicou o processo de plantio na área do Cinturão (mais umas tantas outras iam ser plantadas nos próximos dias em homenagem á semana do Meio Ambiente). A muda foi dedicada a registrar a realização da Oficina...

...e daqui a algumas décadas ela pode estar assim!

10 comentários:

  1. :3 gostei muito
    saudades de ir no Cinturão Verde y_y
    eles tinha um veado lá na época que eu fui e-e

    :3 muito bem, Bardette

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca mais fui no cinturão verde... acho que só uma vez na vida...
    Eu nem sabia que era reflorestada e que antes era uma favela antes :x

    Tudo muito bem escrito maninho

    =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa! As fotos ficaram maravilhosas...E a matéria, caramba, tá de parabéns Uma!

    ResponderExcluir
  4. Ficou legal a matéeeria! *-*
    Que xike ;x
    Nunca tinha ouvido falar delá -a
    O pavão podia ter colaborado e mostrado as penas armadas *-------*
    Maaaaas, o azul dele é lindo de qualquer forma XD
    ;**

    ResponderExcluir
  5. OK,ok
    sou uma das poucas pessoas que passou toda a vida escolar (ate agora) aqui, que pode dizer que nunca pisou no Cinturao Verde /o/

    ResponderExcluir
  6. Outra pessoa que nunca pisou no Cinturão Verde aqui =p Muito bom o texto, imagino que a oficina tenha sido muito legal também... Apesar de não parecer, até que a sustentabilidade está em alta no estado, vai haver essa semana um curso para profissionais da área de energia solar, falando sobre aplicação nas áreas de construção e outros ramos da indústria... Definitivamente a área vai ter ainda mais destaque num futuro próximo.

    E muita gente no interior cria pavões. XD Eles são super adaptados ao clima daqui.

    Parabéns pela matéria e espero que tenha se divertido na oficina!

    ResponderExcluir
  7. Saudades do Cinturão verde T.T
    Belo post esse xD~

    ResponderExcluir
  8. Interessante XD
    Nunca ouvi falar -a
    Super bem escrita a matéria *-*

    ResponderExcluir
  9. MORRO DE MEDO DE EMAS!!!
    hahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. own *-* animaizinhos fofos do Cinturão Verde! Meu pai fez um curso de apicultura por lá quando eu tinha uns 7, 8 anos. Não me esquecerei nunca de um cateto que me botou pra correr ¬¬
    enfim, eis uma experiência extracurricular que quero ter *-* amei sua matéria!

    ResponderExcluir