terça-feira, 6 de abril de 2010

Meus Encontros com a Caravela Portuguesa



Era uma bela manhã ensolarada da primeira vez em que esbarrei com ela, e eu era só mais um pirralho correndo e brincando na orla de Maceió. Não lembro que idade tinha. Uns 9, 10, talvez. Depois de construir uns "castelos de areia" (para uma criança qualquer monte de areia acumulado pode ser um castelo) e de catar conchas e pedras na praia, eu estava de boa flutuando no mar quando vi algo que me chamou atenção. Era um negócio roxo, meio transparente, que em minha inocência infantil eu julgava impossível ser algo vivo que ia responder de uma forma nem um pouco amistosa á minha curiosidade. Na verdade, eu achei que fosse um balão flutuando junto de uma presilha de cabelo (?) É, até hoje me pergunto como eu era retardado de ver uma presilha de cabelo ali. O que ocorreu a seguir é algo meio de se esperar. Vendo aquele brinde "dois em um", estendi a mão com vontade sem desconfiar que aquilo que eu estava prestes a segurar era uma Caravela Portuguesa.

Que diabos é isso? A Wikipédia explica:

"A caravela-portuguesa (Physalia physalis), também conhecida como garrafa-azul, é uma colônia de animais do grupo dos cnidários. Tem cor azul e tentáculos cheios de células urticantes, e aparece nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos."

Bem, a que eu vi era mais roxa do que azul, mas resumindo: é uma colônia de bichos juntos para formar um bicho maior, que lembra o diabo de um balão ou garrafa de ar, mas que na verdade é algo parecido com uma água-viva, tanto na aparência como no fato de que te faz carinho como uma lata de óleo fervente (para quem não sabe o que é "urticante", segure em uma dessas com a mão cheia e vai descobrir). Ela usa seus tentáculos para capturar peixes pequenos que ela come ou para se defender de moleques retardados que querem levá-la para casa.

Enfim, eu não toquei na criatura por mais de alguns segundos antes de notar a merda que tinha feito e fazer o que qualquer criança normal faria: voltar correndo para a praia berrando atrás dos pais. Daí foi aquela correria típica, gente intrometida de barraquinha sugerindo remédios bizarros para a queimadura (por sorte o máximo que fiz foi segurar gelo)e menos de uma hora depois eu tava em casa. Apesar de arder pra caralho, a dor do veneno de uma caravela só dura mais ou menos uma hora, e depois de tirar um cochilo eu lembro de acordar bem, encantado com o fato da dor ter passado e pronto para aprontar denovo.

Poucas vezes havia avistado de perto uma caravela, sempre as evitando com a mão coçando só de olhar, até o ano passado. Estava eu caminhando pela beira do mar, quando mais uma vez esbarro com a criatura, só que dessa vez jogada na areia, secando ao sol. Parece existir uma lei no mar que diz que se um animal é lançado á areia, isso é meio que uma provação e ele deve sobreviver até a maré alta. Pois é amigos, eu desrespeitei essa lei justo com a caravela e fui inventar de lançá-la de volta ao mar. E com a ajdua de uma tábua, estava tudo indo muito bem até... um dos tentáculos da filha da mãe se desprender quando ela voltou ás águas, como um presente de despedida, e vir se alojar bem em minha perna. Dessa vez, já esperando a dor, só xinguei a desgraçada e a minha própria idéia imbecil e logo lembrei de algo que tinha visto em um documentário. De que vinagre ajudava a neutralizar a toxina de água-viva. Tá certo que aquela não era bem a água-viva do documentário, mas não custava tentar. Depois de pensar onde podia arrumar vinagre, enquanto mancava da perna queimada, fui até uma barraca-restaurante da praia e pedi ao balconista espantado, que ficou surpreso ao descobrir esse magnífico remédio, que ao contrário das besteiras caseiras que usavam quando eu era criança, realmente funciona. Não sou químico pra explicar como funciona o negócio, mas quando você põe vinagre na queimadura alivia bastante a dor, e o machucado para de dar pontadas, ficando só ardendo um pouco ainda. Depois de mancar por mais um tempo na areia, o negócio sarou, e eu tinha mais uma história pra contar.

Duas coisas antes de terminar esse post:

*Nos meus dois encontros com o bicho, eu não consegui ter uma experiência plena como a que se pode ter com uma caravela. Um contato mais próximo com ela causa marcas na pele que duram por vários dias, e pode causar queimaduras de até terceiro grau. É só alegria quando aqueles tentáculos venenosos agarram em sua pele.

*Além de vinagre, outro remédio que funciona para aliviar queimaduras de água-viva é urina. Sim, é nojento, e tive a sorte de nunca ter que experimentar, mas já ouvi histórias a respeito, que resultaram em bons traumas infantis.

14 comentários:

  1. Traumas infantis, é? =P Caravelas são do mal... E eu nem preciso ter sido queimada pra saber XD

    ResponderExcluir
  2. "Volta pro mar, carave... AHHH FILHA DE UMA PUTA!!!"

    ResponderExcluir
  3. "Dããã! Meu nome é Bardo! Eu ajudo os animais e... AAAAAI!!! DE NOVO NÃÃÃÃO!!!"

    ResponderExcluir
  4. SDAHUSDAUHHAUDShuASDuhads

    Pobre bichinho tão pequenino, tão malvado dusahUDHASUHDASuhaduhdAShuadS

    Antes vinagre que xixi 8D

    Moral da história: Fique longe delas ADSUHDSAUHSADUH

    ResponderExcluir
  5. Aah, que dó, Bardo. É por isso que eu sempre digo: Nunca confie em nada que tem mais de 95% do corpo constituído de água e que tenha partes coloridas e chamativas. AUSHAUSHAUSHAUHS. Que dó. Vou me assegurar de sempre deixar a urina para o último plano mesmo. o_o

    ResponderExcluir
  6. Ah, mas para...Caravela é um bichinho TÃÃO bonitinho...HUAHhuahuhahua Um grupinho de cnidários, uai. Coisinha linda.

    UHUAHUuha se bem que eu não posso FALAR muito, que eu com toda a minha sabedoria plena tenho CERTEZA absoluta que um dia ainda coloco a mão em uma dessas pensando que é plástico, pra tentar tirar do mar... [Com água-viva também, só não indo nos tentáculos tá ótimo].
    Nunca me deparei com essa 'sorte'.

    Enfim Uma, ahuuhahuahu XD adorei o post...Muito bom, como sempre.
    Aventura xp, acho que você nunca mais vai querer salvar uma caravela...XD

    Mas eu faria a mesma coisa x.x provávelmente; mas incrivelmente eu tenho uma tendência a me ferrar ao extremo diante de atitudes assim XD UHHUAHUuha se um dia eu for queimada, dispenso a parte de urinar em cima...Mesmo que seja por amor ._."

    ResponderExcluir
  7. Ri muito JGJKSDHFGSJK

    Se preciso urine em mim como prova de amizade. u.u -N

    ResponderExcluir
  8. Moleques retardados que querem levar ela pra casa pq parece um balão com uma prisilha (y) a
    Pelo menos já sabemos que funciona nhee ^0^
    ASIODHJAOSIDJAOSIDJo



    A melhor parte é a segunda experiência KKKK Mesmo queimado, quer salvar os bichinhos da natureza (L) Te acho tão meigo OUWN *o*

    ResponderExcluir
  9. altamente perigosa e linda *.*

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkk adorei... mesmo perigosa, oq eu n daria p estudar um animal desses, huh? =D um dia q sabe... te prometo explicar um dia o pq do vinagre neutralizar... a resposta deve ser tão óbvia q a gente nem imagina ;X
    adoro os cnidários*-*

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkk Interessante sua História rsrsr ... Sou Salva-Vidas em uma praia aqui da Bahia e já fui Picado tantas vezes pelas Caravelas que até já me acostumei com a dor! A questão do Vinagre aliviar a dor é que Ele Diminui o PH da Pele Neutralizando a Toxina dos Esporões deixadas pelos seus Tentaculos ... Usa-se Tambem o Gelo Como Anestesico e uma Pomada a Base de Cortcóide... até hoje não foi descoberto um Tratámento Especifico ou Remédio para a Toxicina da Caravela POrtuguesas, Sómente Paleativos ...

    ResponderExcluir
  12. Salva-Vidas
    andersonbadaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. cara estou aqui para pesquisar não ler histórias.

    ResponderExcluir